Categorias
Curiosidades e Informações Tudo sobre o Espetáculo

Toda a magia e a evolução do Natal luz em Gramado

O Natal Luz foi criado para reduzir o impacto da sazonalidade em Gramado nos meses de verão, e tornou-se, com o passar dos anos, o principal evento da serra gaúcha. A região cujo principal atrativo concentra-se nos meses de inverno, tem conseguido prolongar e aumentar o fluxo turístico fora dessa temporada, criando uma segunda alta temporada no município de Gramado e região.

O evento que iniciou com uma caminhada iluminada e vozes entoando cantos natalinos, tem conquistado, a cada ano, um número maior de turistas, atraindo cada vez mais pessoas para a Região das Hortênsias, transformando um período que era considerado de baixa temporada no período de maior lucratividade e movimento turístico.

Nas palavras de Gevehr, Vidal e Nandi(2014), a celebração, a cada ano, atrai um número maior de visitantes, sendo que em 2003 atraiu 453.649 turistas, já em 2013 o evento contou com um público de 1.482.665 participantes, uma evolução significativa em apenas 10 anos.

O grande motivo para o crescimento do evento é a sua inovação constante. Os autores Gevehr, Vidal e Nandi (2014) apontam que o acontecimento, a cada ano, apresenta melhoria nas atrações, oferecendo novos espetáculos aos turistas que buscam o Natal Luz.

O evento cresceu com a parceria na sua organização com setores da comunidade, e foi fortalecendo-se durante o tempo, apresentando resultados positivos para a economia local, gerando um desenvolvimento em um período considerado de baixa temporada para os municípios da Região das Hortênsias. Esses resultados geraram ano após ano um efeito multiplicador para o evento, e esse efeito proporcionou que a cada edição do Natal Luz fosse reinventado e inovado.Com esses argumentos o trabalho tentará mostrar como o município de Gramado, no Rio Grande do Sul, conseguiu impulsionar significativamente o turismo através da promoção do evento Natal Luz. A pesquisa analisou o crescimento do evento Natal Luz no período de 2003 a 2013 e sua constante inovação.

Em suma, objetivamos demonstrar como o evento Natal Luz tornou-se o principal evento de Gramado através das constantes inovações e envolvimento da comunidade. A pesquisa busca analisar como estes fatores fortaleceram o evento, apresentando resultados positivos para a economia local, gerando uma transformação em um período considerado de baixa temporada para o município.

Para atingir este objetivo, partiu-se da evolução dos principais espetáculos em todas suas fases históricas, bem como a participação da sociedade local neste processo. Além disso, realizou-se uma pesquisa com dados secundários para apresentar o envolvimento da comunidade e seu impacto na evolução do acontecimento. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais que fundamentaram a problematização da pesquisa. Busca-se, com isso,através de uma abordagem qualitativa compreender os impactos da indústria do turismo na evolução e transformação do Natal Luz, vivenciado e construído pela comunidade, em um patrimônio local agora conhecido internacionalmente